COP30 lança guia para Diálogos Autogestionados do Balanço Ético Global

Faça parte do Mutirão da COP30 organizando um diálogo autogestionado no seu território

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo. A COP30 ocorrerá em novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.

Os principais temas incluem: 1. Redução de emissões de gases de efeito estufa. 2. Adaptação às mudanças climáticas. 3. Financiamento climático para países em desenvolvimento. 4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono. 5. Preservação de florestas e biodiversidade. 6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

Já está disponível o Guia dos Diálogos Autogestionados, lançado pelo círculo do Balanço Ético Global da Presidência da COP30 nesta semana. Trata-se de uma ferramenta que permitirá que organizações da sociedade civil, governos locais, instituições religiosas, educacionais, comunidades tradicionais e coletivos de juventude realizem seus próprios encontros em torno do imperativo ético da ação climática.

A proposta integra o processo do Círculo Balanço Ético Global (BEG) — iniciativa liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres — que se constitui em seis Diálogos Regionais da sociedade civil em todo o planeta: América do Norte; América do Sul, Central e Caribe; África; Ásia; Europa e Oceania. E busca refletir sobre os valores, comportamentos e responsabilidades que precisam ser transformados para que os compromissos assumidos nas Conferências do Clima da ONU se tornem realidade.

Ao longo de sua preparação, o Balanço Ético Global contou com grande acolhida e recebeu muitas manifestações de interesse. Foi criada, então, a modalidade dos Diálogos Autogestionados do Balanço Ético, com a mesma metodologia. O guia foi desenvolvido para facilitar a multiplicação de encontros em todos os continentes até novembro, quando a COP30 acontecerá em Belém (PA).

O que é o guia?
O material agora disponível no site em português, inglês e espanhol, fornece orientações práticas, princípios metodológicos e perguntas orientadoras para que qualquer grupo interessado possa organizar um diálogo do BEG local.

Além disso, o guia destaca a importância de criar espaços acolhedores, capazes de promover escuta, empatia e conexão entre diferentes vozes através da arte e cultura.

Como participar?
Qualquer pessoa pode ser um mobilizador de um diálogo autogestionado. O guia está disponível para download e os relatos dos encontros devem ser enviados e serão recepcionados pelo Círculo do Balanço Ético Global.

Acesse o guia aqui.

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Loteamento Heli Nascimento – Nossa Senhora do Socorro (SE)

No âmbito do processo de licenciamento ambiental do Loteamento Heli Nascimento, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe, foi realizada a Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela legislação vigente.

A pesquisa foi conduzida pela equipe técnica da Geoterra Consultoria, com o objetivo de identificar a ocorrência de vestígios arqueológicos que pudessem ser impactados pela implantação do empreendimento.

As atividades de campo englobaram prospecções arqueológicas em superfície e em subsuperfície, por meio da abertura de poços-teste e caminhamentos sistemáticos, além da realização de entrevistas com moradores da região, como parte da abordagem etnoarqueológica.

O estudo representa uma etapa fundamental para assegurar a viabilidade ambiental e cultural do empreendimento, reforçando o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e arqueológico da região

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Residencial Vibal em Canindé de São Francisco (SE)

   A empresa Geoterra Consultoria em Geologia e Meio Ambiente realizou uma Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, no município de Canindé de São Francisco/SE. A localidade é reconhecida por seu alto potencial arqueológico, dada a expressiva concentração de sítios registrados e a relevância histórico-cultural da região do Baixo São Francisco.  A pesquisa contemplou prospecções arqueológicas em superfície e subsuperfície, mediante a execução de caminhamentos sistemáticos e a abertura de poços-teste.

              Apesar da existência de mais de 60 sítios arqueológicos já catalogados no município, nenhum vestígio arqueológico foi identificado na área de intervenção direta. Paralelamente às atividades de campo, foram promovidas ações de educação patrimonial, voltadas à comunidade local, com o intuito de socializar o conhecimento produzido e fomentar a valorização do patrimônio cultural arqueológico regional.